quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Obrigada pela gentileza!

Hoje recebi um email que me deixou bem feliz. Falava sobre gentileza, uma qualidade muito rara hoje em dia. Me agradou saber que tem gente que ainda se preocupa com isso, que ainda faz questão de dizer "bom dia", "por favor", "obrigada". Que acredita que dar um sorriso e segurar a porta do elevador não atrasam a agenda do dia.

Podem dizer que isso não é gentileza, que isso é boa educação. Concordo, mas quem pode dizer que a boa educação não é gentil?

Passei a maior parte da minha curta vida em cidades grandes. São Paulo e NY são muito parecidas em alguns aspectos. Metrópoles cheias de gente com muita pressa, trânsito, poluição e barulho. E mais: as pessoas não se olham, não se cumprimentam.

Toda vez que eu entro em um ônibus aqui, cumprimento o motorista. Nem sempre o efeito é muito bom, mas às vezes acabo ganhando o dia. Uma delas, uma senhora negra e grandona, abriu um sorriso lindo e disse "estou muito bem, obrigada por perguntar". Um outro me deu tchauzinho quando eu desci. Esses pra mim são exemplos claros de que gentileza pode, sim, gerar gentileza!!

Eu estou muito longe de ser a pessoa gentil e delicada que gostaria de ser, mas sei direitinho o que me faz bem e tenho tentado, na medida do possível, tratar os outros como gostaria de ser tratada.

Através desse email também descobri um site bem legal. É o Projeto Generosidade, que conta boas histórias de gente que ajuda, que faz o bem, que resolve problemas sérios sem muito alarde. Acho que vale a pena passar lá e conhecer algumas dessas pessoas.

Nós bem que podíamos seguir os exemplos dessa galera e lançar um movimento por mais gentileza nesse mundo!!

Tá dentro?

4 comentários:

Marcie disse...

What goes around comes around, certo? Mesmo que não nos retribuam é super gostoso - e recompensador intimamente - ser gentil com alguém.

Aline disse...

Certíssimo Marcie!! Já agradeci por email e agradeço também em público pelo email! Seu link tá aqui do lado agora!!!
Beijos.

Mr. Lemos disse...

Srta Saraiva. Se vossa senhoria não é um exemplo de de gentileza e delicadeza, então quem seria? Ghandi?

Anônimo disse...

gentileza x aline! não! gentileza=aline!!!! sim!
amiga, to dentro da campanha!!!
bjs
marcela