quinta-feira, 3 de maio de 2007

A terra dos mil idiomas

Andar pelas ruas de New York dá a sensação de estar passando por um país diferente a cada minuto. Numa esquina uma chinesa fala ao telefone enquanto um grupo de indianos dá passagem às moças norueguesas. No restaurante um senhor italiano faz o pedido à atendente polonesa. No metrô uma portuguesa tira dúvidas com um mexicano. De repente um grupo de alegres africanos colore o ônibus. É engraçado, o inglês acaba sendo apenas mais uma língua no meio dessa Babel.
Muitos trazem os costumes de seus países e religiões, então é comum topar com homens de turbante, kipá, mulheres vestindo burkas ou cobrindo o rosto.
Outro dia vi um rapaz negro, de terno e gravata, no trem. Ele tinha um tipo de terço nas mãos e rezava fervorosamente. Ele deve trabalhar em uma grande empresa da cidade, mas não deixou pra trás os costumes de sua religião, que eu imagino ser africana. Achei isso o máximo!!
E não são só os idiomas ou as religiões que são diversos, a impressão é que aqui a moda é seguir a própria moda. Grandes óculos escuros dentro do metrô, roupas muito coloridas e cheias de brilho durante o dia, muitos acessórios, chapéus, cabelos bagunçados ou ajeitados com muito gel, piercings pra todos os gostos e por aí vai...
Uma vez entrou no metrô uma menina que eu achei que tinha acabado de sair de um filme (o que é bem comum por aqui também!). Ela usava uma calça jeans muito apertada e cheia de apliques brilhantes, uma blusa de um rosa realmente chockante (hehe...), uma boina do mesmo tom de rosa e correntes e pulseiras que faziam barulho quando ela andava. E o mais legal? A única que estava espantada era eu! Aquele look é tão normal quanto todos os outros.
Aqui, ser diferente é ser igual a todo mundo!
Mas tem um acessório obrigatório se você quer se sentir "in": o tal do ipod!! Isso quase todo mundo usa!
Estou esperando o dia em que vou sair na rua com esse estilo sem estilo de New York. Se eu atingir esse estágio juro que coloco as fotos aqui!!

5 comentários:

Anita disse...

daí eu vou te zuar muitoooo pq finalmento vc vai estar na moda, mesmo que seja na moda da não moda!!!

=)

Silvana Monteiro disse...

não vejo a hora de te ver usando a boina que te dei!!!!! aliás, o que vc está esperando pra usar????
bjs,

Marcela Zoia disse...

Estilo "Aline de ser" e agora, a mais nova versão, estilo "Aline de se vestir". Quero ver!!!!!
Marcela

Unknown disse...

é isso que tem de melhor ai... a multiculturalidade..... ehehehe... faca como eles. seja extravagante !! tudo q vc sempre teve vergonha de tentar por aqui , vc pode abusar por ai... vai nessa

Amanda Foschini disse...

GATA !!!!

SE MONTA E SE JOGA !!!