segunda-feira, 16 de março de 2009

Prece

Outro dia me mandaram um email com esse texto. Adorei! E reproduzo aqui pra ver se ele entra na minha cabeça e no meu coração.
Não quero ser santa nem anjo. E muito menos rabugenta!

Ó Senhor, tu sabes melhor do que eu que estou envelhecendo a cada dia.
Sendo assim, Senhor, livra-me da tolice de achar que devo dizer algo em toda e qualquer ocasião.
Livra-me também, Senhor, deste desejo enorme que tenho de querer pôr ordem na vida dos outros.
Ensina-me a pensar nos outros e ajuda-los, sem jamais me impor sobre eles, mesmo considerando com modéstia a sabedoria que acumulei e que penso ser uma lástima não passar adiante.
Tu sabes, Senhor, que desejo preservar alguns amigos e uma boa relação com os filhos, e que só se preserva os amigos e os filhos quando não há intromissão na vida deles.
Livra-me também, Senhor, da tolice de querer contar tudo com detalhes e minúcias e da-me asas para voar diretamente ao ponto que interessa.
Não me permita falar mal de alguém.
Ensina-me a fazer silêncio sobre minhas dores e doenças.
Elas estão aumentando e, com isso, a vontade de descreve-las vai crescendo a cada ano que passa.
Não ouso pedir o dom de ouvir com alegria a descrição das doenças alheias. Seria pedir muito.
Mas ensina-me, Senhor, a suportar ouvi-las com paciência.
Ensina-me a maravilhosa sabedoria de saber que posso estar errada em algumas ocasiões. Já descobri que pessoas que acertam sempre são maçantes e desagradáveis.
Mas sobretudo, Senhor, nesta prece de envelhecimento, peço:
Mantenha-me a mais amável possível.
Livrai-me de ser santa.
É difícil conviver com santos!
Mas uma velha rabugenta, Senhor, é obra-prima do diabo!
Me poupe!
Amém.

2 comentários:

Silvana Monteiro disse...

Oi flor!!!
que prece!!!!!
virou minha leitura de cabeceira!!!!!!!!! Espetacular!
Obrigada por compartilhar!

um bjo grande,
Sil

Anônimo disse...

preciso aprender tudo isso.. a velhice ta cada vez mais presente pena q as virtudes nao. bjs, carla