terça-feira, 19 de junho de 2007

Coisa de cinema

Fui assistir ao Quarteto Fantástico e, principalmente, ao Surfista Prateado. Adoro o jeitão daquele cara!
Bom... Salvar o mundo, como quase sempre, era a missão dos super-poderosos. E que cidade estava lá, sofrendo sob o jugo das forças do mal? New York City, claro!! Também aparecem outras cidades do mundo no filme, mas NY não poderia faltar. Esse lugar é o alvo preferencial da bandidagem intergaláctica. Isso sem falar nos fascínoras terráqueos!
Que cidade é defendida por Peter Parker com sangue, suor e teias?
Atacada sem piedade pela onda gigante provocada pelo meteoro de "Impacto Profundo"?
E o que é Gothan City senão uma alusão a New York?
Onde fica o Empire State, prédio preferido do macacão mais famoso do cinema?
E aquele túnel, inundado pra testar as habilidades do Stallone?
Em que outro lugar do planeta aportaria Godzilla, a iguana mutante?
Congelada, super-aquecida, bombardeada, atacada por baratas gigantes de metrô, a cidade resiste! E tem que resistir!!
Até porque onde mais George Clooney e Michelle Pfeifer correriam numa poça d´água em "Um dia especial" senão no Central Park? Que outro zoológico do mundo teria Alex, Martin, Gloria e Melman? A livraria de Meg Ryan em "Mensagem pra você" ia perder metade do charme em outro lugar. E as aventuras de Kevin McCallister em "Esqueceram de mim"? As pombas do parque, a árvore de natal, a loja de brinquedos? Imagina?
É... A cidade tão castigada no cinema também tem seus momentos de ternura e comédia... Coisa de cinema!

Liberdade!

Vou para o trabalho de trem e chego todos os dias na estação do World Trade Center. Apesar de o lugar já fazer parte de uma rotina, sempre que passo por ali fico triste e penso nas injustiças do mundo. Tanta gente que não tinha nada a ver com as confusões criadas pelos "líderes mundiais" morreu naquele setembro. Assim como morrem gentes por religiões, terras, poderes...bobagens...nos ontens, hojes e amanhãs da nossa história.
Hoje o lugar todo está em construção novamente. Aí vem a Freedom Tower!
Freedom! Palavra difícil de definir em um lugar onde qualquer sacola esquecida num canto é uma bomba em potencial ou um spray de cabelo no metrô pode ser uma arma química.
Não sei como se fala liberdade em hebraico ou em árabe, mas acho que pra eles o sentido da palavra também vive num limbo.
Quando eu era criança li um livro de contos para a aula de português. O título de um desses contos era Tamar e Muhamed. Ela vivia num kibutz. Ele era árabe. Amigos sem que os pais soubessem. Sem que os pais quisessem. Descobertos por uma mensagem que fez corar o general Kamal: um poema de Tamar prometendo a Muhamed que quando a paz chegasse os dois correriam e brincariam juntos nos campos do kibutz.
De minha parte torço para que nasçam mais Tamares e menos Bushes. E que a palavra liberdade volte a ter sentido em todas as línguas.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Shakespeare

To be or not to be: that is the question!

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Diversão!


Essa é quase uma palavra de ordem em NYC!
Um amigo disse, muito sabiamente, que até os cachorros se divertem por aqui. Dentro de alguns parques existe uma área só pra eles. É pra esses lugares que Toddies, Rexes, Lassies, Skips levam seus donos pra passear. O encontro é uma festa! Bolinhas, corridas, cheiradinhas básicas...diversão canina!
Nas lojas, uma orgia consumista. Gente de todos os cantos do mundo vem pra cá e fica embasbacada com preços, opções, variedade. Macy´s, Century 21, Nike, toda a sorte de eletrônicos...diversão com cartão de crédito!
Pelas ruas o turismo movimenta ainda mais a cidade, principalmente agora que estamos perto do verão. Acho que nenhum lugar da cidade mostra mais isso do que Times Square. Muita, muita gente em qualquer horário! E quanta luz!! É demais! Diversão com máquina fotográfica!
Outro dia fui a uma festa bem estranha. Tinha música brasileira, alguns brasileiros e muitos gringos. As mulatas esbanjavam ginga enquanto os outros tentavam acertar o passo. Mas o mais engraçado era a piscina no meio de tudo. Tinha cara de terno e gravata dançando com mulher de biquini, alguns de sunga, já com algumas caipirinhas na cabeça, fazendo coreografias com a toalha e uma banda tocando um sambinha bom ali, pertinho da água...diversão pura e simples!
Baseball. Assisti a Yankees e Red Sox. Um clássico!! Estádio lotado! Pensa que o mais importante era o jogo? Que nada! Cerveja, Coca-cola, hot-dog, pretzels, um vai-e-vem danado! E a gente tentando entender o tal do jogo. De repente, no meio da comilança, todo mundo levantava! O que aconteceu? O que aconteceu? Perguntavam os brasileiros, um tanto perdidos. Nada demais... e todo mundo voltava aos seus apetizers...diversão mais gastronômica do que esportiva!
E assim a vida anda aqui. Tudo muito rápido, todos com pressa, mas sempre com um tempinho pra aproveitar a vida. Sempre com um tempinho pra diversão. Seja ela qual for!